Como encontrar fornecedores de moda?
Você deseja montar a sua marca, sozinha, não estudou moda e está na internet há alguns dias e não consegue sentir segurança em quase nenhuma informação? Então leia até o final porque esse post é mesmo para ti!
Bem vinda(o) eu me chamo Bruna Sibilio, criadora do primeiro studio de moda em Portugal/Lisboa e hoje já no Brasil atendendo marcas remotamente em + de 10 países.
Ajudo a criar a marca de roupas do segmento feminino desde a etapa de negócios de moda (Business Plan), branding da sua marca (Comunicação do produto até o cliente final + experiência de compra online), criação de coleção de moda no método PPE ou Exclusivo, criação de estampas autorais e ministro mentoria individual ajudando novas marcas a entrarem no mercado ou ajudando profissionais da moda a criarem seu studio de moda internacional.
Bem completo né? Então, agora você sabe um pouco sobre o que eu faço, vamos para o conteúdo.
Como eu encontro fornecedores de matéria-prima de moda:
A primeira coisa a ser feita é: Você já definiu o segmento que vai trabalhar na moda?
Esse mercado possui um leque muito grande e o mais comum é pessoas como você, querendo acesso ao contato de fornecedor mas nem sabe o que vai produzir, se esse for o seu caso, defina o segmento e posteriormente o produto a ser produzido.
Como assim segmento? A moda tem diversos segmentos, exemplo: Moda praia, moda casual, alfaiataria, fitness, infantil, streetwear, entre outros.
Como assim definir um produto? Escolher qual roupa será produzida, isso é antes de escolher o fornecedor, exemplo: Vou produzir uma camisa de alfaiataria… Vou produzir uma maiô infantil, percebe a diferença e a necessidade de fazer esse levantamento?!
Depois que isso está definido, podemos entender quais são as particularidades do produto e assim avançar para a matéria-prima, ou seja, qual tecido? Vamos usar botões? Tem estamparia exclusiva? Tecido natural ou sintético? Qual é a marca concorrente desse produto? Com isso esclarecido temos o direcionamento do FORNECEDOR que você precisa.
Bruna, passei dessa fase e eu quero fornecedor:
Sua pesquisa pode iniciar com buscas mais precisas, exemplo: “Representante de tecido de (nome do que procura) para fitness (ou outro segmento)
Possivelmente com esse exemplo acima você vai encontrar empresas que trabalham no setor têxtil ou aviamentos, insumos necessários e já vai te encaminhar para um representante de vendas.
Mas se você está mesmo iniciando e precisa comprar pequenas quantidades, vale a pena estudar se na sua região é possível isso… A exemplo de São Paulo capital que temos as opções de Brás e Bom Retiro como pólo têxtil e inúmeras lojas de tecidos, aviamentos, maquinário e etc.
Se não é o seu caso de morar numa capital, podemos pensar nas possibilidades de comprar online, tem algumas empresas que atendem 100% via whatsapp ou até mesmo com compra no site.
Vale a pena na sua busca você colocar o seguinte “Compra de tecidos online em quantidade”..
Vai facilitar de não cair em sites de artesanato.
Outra dica muito boa é acessar a nossa lista de fornecedores de moda, em nossa lista você tem acesso a uma pesquisa de mais de 5 anos no mercado da moda para inúmeros segmentos.
Veja aqui a lista de fornecedores:
https://brunasibilio.online/produto/e-book-lista-fornecedores-brasil-2022/
Antes de acessar o fornecedores é importante a sua informação sobre o que precisa esteja muito bem alinhado para o fornecedor perceber que você é principiante, sabe qual o problema disso?!
Qualquer desculpa pra você vai colar…
Infelizmente é muito mais comum do que você imagina…
Então se ele te mandar amostra errada, você vai questionar, ele vai te perguntar algo que você não sabe e ai já deu discussão e stress o suficiente para você pensar em desistir.
Eu gravei um vídeo sobre onde encontrar fornecedores que talvez possa te ajudar…
Eu já passei por situações cabeludas com fornecedores, já caí em golpe, já tive profissional folgado trabalhando comigo, olha, de tudo mesmo!
Invista em conhecimento, isso eu falo porque eu que estudei moda, bati muito a cabeça então, se você que tem o sonho de empreender está “cru” é bom focar em como entender os processos para saber onde cabe o fornecedor e principalmente, como se comunicar com ele.
O fato de você não conhecer o processo produtivo, etapa por etapa, passo a passo pode fazer você perder dinheiro e conquistar uma enxaqueca contínua.
Processo de produção da roupa:
Vou deixar aqui uma síntese desse processo para você não cair em algumas armadilhas da indústria da moda e depois te ensinarei algumas perguntas básicas que você precisa fazer ao seu FORNECEDOR.
1- Desenvolvimento ou criação da coleção no método PPE ou exclusivo/autoral.
2- Escolha da matéria-prima.
3- Pedido de amostra, ficha técnica da matéria-prima.
4- Fornecer essas informações (2,3) para a modelista junto a ficha técnica de produto de moda.
5- Prova da peça piloto.
6- Possíveis ajustes.
7- Prova e automaticamente re-costura.
8- Aprovação de piloto.
9- Pedido de produção da matéria-prima com cálculo de consumo emitido pela modelista.
10- Pedido feito ao fornecedor (Ele pode faturar, cobrar no cartão de crédito e no PIX geralmente tem desconto).
Parece simples, mas infelizmente, não é quando se está sozinha(o).
As perguntas que você deve fazer ao fornecedor são os determinantes se você vai trabalhar com ele ou não. Primeiro de tudo: “Qual o preço?!”
Se você não pergunta o preço do metro ou do kg fica difícil de saber se faz sentido usá-lo na sua coleção ou não.
“Qual é o time (tempo) de entrega após o pedido de produção?” Se eu soubesse dessa há 13 anos atrás não tinha levado tanto esporro enquanto assistente de moda, hehehehe.
“Você fornecem amostra para toque?” Sim, por incrível que pareça tem empresas que não querem enviar amostra e isso faz com que você tenha que pedir direto a produção, o que eu aconselho, foge dessa empresa, porque se você não gostar do que viu na mão, nem com reza braba você vai conseguir devolução do seu dinheiro.
“Tem ficha técnica?” Essa pergunta especificamente para tecidos, fornecedor de tecido que não tem ficha técnica, é um fornecedor sem rastros, ou seja, você não vai saber a real composição, não vai entender qual agulha usar para aquele tecido e tão pouco vai saber se o tecido solta ou não muita tinta na lavagem.
Se você tem marca, comprar tecido sem ficha pode ser um problemão.
Dica extra: Os melhores fornecedores em qualidade e preço estão no Sul do Brasil, especificamente em Santa Catarina, Brusque, Blumenau, Itajaí tem muita opção.
Quer saber mais como eu trabalho e como posso te ajudar com fornecedores?
Me envia uma mensagem no WhatsApp.
https://api.whatsapp.com/message/W46Y2HVHL337N1?autoload=1&app_absent=0
E aí, gostou?
Partilhe esse post em seu Facebook ou stories no Instagram, ajude outras mulheres a empreender na moda e faça a diferença no mundo 🙂
Dúvidas? Deixe nos comentários!!
Excelente conteúdo. Uma dica é utilizar a plataforma Atacaly. Eles divulgam gratuitamente fornecedores de vários segmentos. https://atacaly.com/explorar/